terça-feira, 24 de abril de 2012

Os estudantes da Serra Catarinense fizeram uma manifestação em frente a GERED de Lages

Manifestação de Alunos na Serra- Lages SC Greve 2012 Em frente a GERED 
 

Estudantes protestam e batem boca com gerente de educação em Lages, na Serra Vani Boza/Agencia RBS
Greve dos professores da rede estadual de ensino começou tumultuada em Lages Foto: Vani Boza / Agencia RBS
Pablo Gomes
A greve dos professores da rede estadual de ensino começou tumultuada em Lages, na Serra Catarinense. Nesta segunda-feira, o silêncio das escolas sem aulas para a realização do conselho de classe contrastou com um barulhento protesto de estudantes nos gabinetes do governo.

Munidos de cartazes com críticas ao governo e clamores por educação de qualidade, cerca de 20 jovens alunos da escola Belisário Ramos, no Bairro São Cristóvão, protestaram na Gerência Regional de Educação (Gered). A manifestação começou às 14h em frente ao prédio, avançou para o pátio e, poucos minutos depois, os estudantes entraram no local e, aos gritos, marcharam pelos corredores até a sala da chefe do órgão, Fátima Ogliari.

Os alunos exigiam uma solução definitiva para o impasse entre governo e professores a fim de evitar mais problemas com a nova greve, mas Fátima explicou que a negociação é feita diretamente pela Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis.

Não convencidos e muito menos satisfeitos, os estudantes pressionaram Fátima a resolver também problemas de estrutura na escola em que estudam e garantir mais qualidade ao ensino que recebem, pois alguns professores não estariam habilitados para as disciplinas que lecionam. Depois de aproximadamente meia hora de bate boca, a gerente regional de Educação se negou a continuar a discussão, voltou para o seu gabinete e os alunos desocuparam o prédio.

— Entendemos a posição dos professores, mas precisamos ter aulas, pois não queremos mais ser prejudicados —, disse Júlia Zimmermann, de 13 anos, aluna do sétimo ano do ensino fundamental e uma das idealizadoras da manifestação.

— A qualidade do ensino precisa melhorar, pois temos aulas com professores que não são habilitados. Também queremos melhorias na nossa escola, pois o prédio está em más condições —, reclamou Alisson Rodrigues, de 14 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio.

Nenhuma das 46 escolas estaduais dos 12 municípios de abrangência da Gerência Regional de Educação (Gered) de Lages teve aulas na segunda e muitas não terão também nesta terça. O motivo não é a greve, mas o conselho de classe, onde os professores fecham as notas dos alunos.

Segundo a Gered, dos 1,6 mil professores da região, apenas 16 (1% do total), de duas escolas de Lages — Belisário Ramos, no Bairro São Cristóvão, e Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Coral — aderiram à greve já nesta segunda-feira e nem participaram do conselho de classe.

O sindicato da categoria (Sinte) não confirmou o número, mas admitiu não ter a informação precisa e disse que o movimento grevista será construído aos poucos. Uma assembleia regional ocorrerá na manhã desta terça-feira, em Lages, para definir as estratégias de mobilização na Serra.

Um comentário:

  1. Nossos "serraninhos" fizeram bonito.
    E como se fala por aqui:"Não tá morto quem peleia".
    Juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.